Centro Cirúrgico

Contribuir para o bom desempenho profissional dos médicos; assegurando a melhor assistência aos pacientes, estimulando a pesquisa médica, colaborando para o aperfeiçoamento dos médicos e do pessoal técnico, colaborando com a administração, visando à melhoria da assistência prestada e estabelecendo rotinas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

O Centro-cirúrgico pode ser considerado uma das unidades mais complexas do hospital devido sua especificidade e devido às possibilidades de risco à saúde a que os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos à intervenção cirúrgica.

O Centro Cirúrgico é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto e segurança para as equipes que o assiste.

Sendo um setor de circulação restrita, destacam-se, entre suas finalidades, a realização de procedimentos cirúrgicos devolvendo os pacientes às suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; otimização de campo de estágio para a formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos; e o desenvolvimento científico para o aprimoramento de novas técnicas cirúrgicas e afins.

O Centro-cirúrgico conta com o apoio imprescindível de alguns setores ligados direta ou indiretamente a ele e que deve estar prontamente preparados para atendê-lo para seu funcionamento, tais como: banco de sangue, raio-x, laboratório e anatomia patológica, farmácia, segurança e secretaria.